Documentação Escola Tecnica


Forma de Trabalho da Neweducation para Abertura de sua Escola

A Neweducation facilitará o trabalho de abertura da sua Escola Técnica e para tanto deve ser considerado:

1 – Primeiro você deve procurar a sua Diretoria de Ensino e validar os procedimentos de abertura de sua Escola (lista dos documentos).

2 – Validar se o seu prédio pode ser utilizado para a abertura de uma escola, salas, acessibilidade, local, etc.

3 – A Neweducation fornecerá toda a Documentação Pedagógica necessária para a abertura da Escola.

4 – A Escola deverá ter um Pedagogo ou especialista em documentação escolar para trabalhar em conjunto com a Neweducation.


O processo de Montar uma Escola Técnica é bastante burocrático.

Ele tem particularidades entre as secretarias de educação de cada estado.

Por esta razão, você deve consultar a sua, e obter deles os procedimentos necessários.

No geral, temos 3 tipos de documentação a ser preparada par abrir a Escola:

I – Documentação para Credenciamento da Mantenedora

II – Especificações Físicas do Prédio

III – Documentação Pedagógica para Funcionamento da Escola


I – Documentação para o Credenciamento da Mantenedora

– Cópia autenicada do Contrato Social e Cartão CNPJ.

– Prova de idoneidade moral dos seus dirigentes firmadas por autoridades constituídas.

– Currículo(s) que comprove(m) competência profissional específica de seu(s) dirigente(s), inclusive do Diretor Pedagógico.

– Prova de Capacidade Econômico-Financeira da instituição.

– Requerimento para Credenciamento da Secretaria.


II – Especificações Físicas do Prédio / Descrição de Equipamentos / Acervos Bibliográficos

– Prova de condições legais de ocupação do prédio onde funcionará o estabelecimento: contrato de locação ou compra do imóvel.

– Planta baixa do prédio escolar e Quadro de Ocupação das salas de aulas (laboratórios, salas de aulas, secretaria, etc.)

– Prova de salubridade do local e de localização do prédio em terreno que não ofereça risco de segurança de seus usuários, mediante laudo assinado por profissional registrado no CREA legalmente habilitado.

– Sala de aula com área de, no mínimo, 1 m² por aluno, acrescido de espaço físico destinado a outros fins.

– Salas para biblioteca, laboratórios e, quando for o caso, salas de recursos didáticos e de oficinas pedagógicas.

– Salas para diretoria, secretaria, professores e especialistas de educação.

– Gabinetes sanitários, separados por sexo, para o pessoal docente e técnico-administrativo e para alunos, na proporção mínima de um sanitário para cada 50 (cinquenta) alunos.

– Condições de acesso e atendimento aos alunos com necessidades especiais.

– O mobiliário deverá ser específico para cada ambiente e tipo de usuário e o acervo bibliográfico deverá ter:

– Obras específicas para uso dos alunos em volume e conteúdos curriculares apropriados a cada nível, série ou ciclo e educação profissional a que se destinam.

– Biblioteca contendo: (a) obras específicas para uso dos professores. (b) obras para consulta da comunidade escolar, exemplares da legislação educacional pertinente, desde as Constituições Federal e Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação, portarias do Ministério da Educação e do Desporto, leis federais e estaduais relativas aos cursos e modalidades de ensino ministrado.


III – Documentação Pedagógica para Funcionamento da Escola

– Regimento Escolar da Instituição considerando que:

(a) Se a instituição já possui Ensino Fundamental e/ou Médio, será necessário revisar o Regimento Escolar, acrescentando os itens da Educação Profissional.

(b) Se a instituição é nova e será aberta para Cursos Técnicos.

– Proposta Pedagógica da Instituição considerando:

(a) Se a instituição já possui Ensino Fundamental e/ou Médio, a proposta pedagógica já existe, e, portanto, não precisa ser alterada.

(b) Se a instituição é nova e será aberta para Cursos Técnicos.

– Indicação da Qualificação do Corpo Docente e do Técnico-Administrativo (estas informações constam no Plano de Curso de cada um dos Cursos que serão oferecidos).

– Planos de Cursos completos e detalhados para cada um dos cursos técnicos a serem homologados na Secretaria.

– Documentação modelo para o funcionamento das aulas: Plano Escolar, Calendário, Diploma, etc.