Documentação Escola Tecnica
Documentação Escola Tecnica
Forma de Trabalho da Neweducation para Abertura de sua Escola
Forma de Trabalho da Neweducation para Abertura de sua Escola
A Neweducation facilitará o trabalho de abertura da sua Escola Técnica e para tanto deve ser considerado:
A Neweducation facilitará o trabalho de abertura da sua Escola Técnica e para tanto deve ser considerado:
1 – Primeiro você deve procurar a sua Diretoria de Ensino e validar os procedimentos de abertura de sua Escola (lista dos documentos).
1 – Primeiro você deve procurar a sua Diretoria de Ensino e validar os procedimentos de abertura de sua Escola (lista dos documentos).
2 – Validar se o seu prédio pode ser utilizado para a abertura de uma escola, salas, acessibilidade, local, etc.
2 – Validar se o seu prédio pode ser utilizado para a abertura de uma escola, salas, acessibilidade, local, etc.
3 – A Neweducation fornecerá toda a Documentação Pedagógica necessária para a abertura da Escola.
3 – A Neweducation fornecerá toda a Documentação Pedagógica necessária para a abertura da Escola.
4 – A Escola deverá ter um Pedagogo ou especialista em documentação escolar para trabalhar em conjunto com a Neweducation.
4 – A Escola deverá ter um Pedagogo ou especialista em documentação escolar para trabalhar em conjunto com a Neweducation.
O processo de Montar uma Escola Técnica é bastante burocrático.
O processo de Montar uma Escola Técnica é bastante burocrático.
Ele tem particularidades entre as secretarias de educação de cada estado.
Ele tem particularidades entre as secretarias de educação de cada estado.
Por esta razão, você deve consultar a sua, e obter deles os procedimentos necessários.
Por esta razão, você deve consultar a sua, e obter deles os procedimentos necessários.
No geral, temos 3 tipos de documentação a ser preparada par abrir a Escola:
No geral, temos 3 tipos de documentação a ser preparada par abrir a Escola:
I – Documentação para Credenciamento da Mantenedora
I – Documentação para Credenciamento da Mantenedora
II – Especificações Físicas do Prédio
II – Especificações Físicas do Prédio
III – Documentação Pedagógica para Funcionamento da Escola
III – Documentação Pedagógica para Funcionamento da Escola
I – Documentação para o Credenciamento da Mantenedora
I – Documentação para o Credenciamento da Mantenedora
– Cópia autenicada do Contrato Social e Cartão CNPJ.
– Cópia autenicada do Contrato Social e Cartão CNPJ.
– Prova de idoneidade moral dos seus dirigentes firmadas por autoridades constituídas.
– Prova de idoneidade moral dos seus dirigentes firmadas por autoridades constituídas.
– Currículo(s) que comprove(m) competência profissional específica de seu(s) dirigente(s), inclusive do Diretor Pedagógico.
– Currículo(s) que comprove(m) competência profissional específica de seu(s) dirigente(s), inclusive do Diretor Pedagógico.
– Prova de Capacidade Econômico-Financeira da instituição.
– Prova de Capacidade Econômico-Financeira da instituição.
– Requerimento para Credenciamento da Secretaria.
– Requerimento para Credenciamento da Secretaria.
II – Especificações Físicas do Prédio / Descrição de Equipamentos / Acervos Bibliográficos
II – Especificações Físicas do Prédio / Descrição de Equipamentos / Acervos Bibliográficos
– Prova de condições legais de ocupação do prédio onde funcionará o estabelecimento: contrato de locação ou compra do imóvel.
– Prova de condições legais de ocupação do prédio onde funcionará o estabelecimento: contrato de locação ou compra do imóvel.
– Planta baixa do prédio escolar e Quadro de Ocupação das salas de aulas (laboratórios, salas de aulas, secretaria, etc.)
– Planta baixa do prédio escolar e Quadro de Ocupação das salas de aulas (laboratórios, salas de aulas, secretaria, etc.)
– Prova de salubridade do local e de localização do prédio em terreno que não ofereça risco de segurança de seus usuários, mediante laudo assinado por profissional registrado no CREA legalmente habilitado.
– Prova de salubridade do local e de localização do prédio em terreno que não ofereça risco de segurança de seus usuários, mediante laudo assinado por profissional registrado no CREA legalmente habilitado.
– Sala de aula com área de, no mínimo, 1 m² por aluno, acrescido de espaço físico destinado a outros fins.
– Sala de aula com área de, no mínimo, 1 m² por aluno, acrescido de espaço físico destinado a outros fins.
– Salas para biblioteca, laboratórios e, quando for o caso, salas de recursos didáticos e de oficinas pedagógicas.
– Salas para biblioteca, laboratórios e, quando for o caso, salas de recursos didáticos e de oficinas pedagógicas.
– Salas para diretoria, secretaria, professores e especialistas de educação.
– Salas para diretoria, secretaria, professores e especialistas de educação.
– Gabinetes sanitários, separados por sexo, para o pessoal docente e técnico-administrativo e para alunos, na proporção mínima de um sanitário para cada 50 (cinquenta) alunos.
– Gabinetes sanitários, separados por sexo, para o pessoal docente e técnico-administrativo e para alunos, na proporção mínima de um sanitário para cada 50 (cinquenta) alunos.
– Condições de acesso e atendimento aos alunos com necessidades especiais.
– Condições de acesso e atendimento aos alunos com necessidades especiais.
– O mobiliário deverá ser específico para cada ambiente e tipo de usuário e o acervo bibliográfico deverá ter:
– O mobiliário deverá ser específico para cada ambiente e tipo de usuário e o acervo bibliográfico deverá ter:
– Obras específicas para uso dos alunos em volume e conteúdos curriculares apropriados a cada nível, série ou ciclo e educação profissional a que se destinam.
– Obras específicas para uso dos alunos em volume e conteúdos curriculares apropriados a cada nível, série ou ciclo e educação profissional a que se destinam.
– Biblioteca contendo: (a) obras específicas para uso dos professores. (b) obras para consulta da comunidade escolar, exemplares da legislação educacional pertinente, desde as Constituições Federal e Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação, portarias do Ministério da Educação e do Desporto, leis federais e estaduais relativas aos cursos e modalidades de ensino ministrado.
– Biblioteca contendo: (a) obras específicas para uso dos professores. (b) obras para consulta da comunidade escolar, exemplares da legislação educacional pertinente, desde as Constituições Federal e Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Estadual de Educação, portarias do Ministério da Educação e do Desporto, leis federais e estaduais relativas aos cursos e modalidades de ensino ministrado.
III – Documentação Pedagógica para Funcionamento da Escola
III – Documentação Pedagógica para Funcionamento da Escola
– Regimento Escolar da Instituição considerando que:
– Regimento Escolar da Instituição considerando que:
(a) Se a instituição já possui Ensino Fundamental e/ou Médio, será necessário revisar o Regimento Escolar, acrescentando os itens da Educação Profissional.
(a) Se a instituição já possui Ensino Fundamental e/ou Médio, será necessário revisar o Regimento Escolar, acrescentando os itens da Educação Profissional.
(b) Se a instituição é nova e será aberta para Cursos Técnicos.
(b) Se a instituição é nova e será aberta para Cursos Técnicos.
– Proposta Pedagógica da Instituição considerando:
– Proposta Pedagógica da Instituição considerando:
(a) Se a instituição já possui Ensino Fundamental e/ou Médio, a proposta pedagógica já existe, e, portanto, não precisa ser alterada.
(a) Se a instituição já possui Ensino Fundamental e/ou Médio, a proposta pedagógica já existe, e, portanto, não precisa ser alterada.
(b) Se a instituição é nova e será aberta para Cursos Técnicos.
(b) Se a instituição é nova e será aberta para Cursos Técnicos.
– Indicação da Qualificação do Corpo Docente e do Técnico-Administrativo (estas informações constam no Plano de Curso de cada um dos Cursos que serão oferecidos).
– Indicação da Qualificação do Corpo Docente e do Técnico-Administrativo (estas informações constam no Plano de Curso de cada um dos Cursos que serão oferecidos).
– Planos de Cursos completos e detalhados para cada um dos cursos técnicos a serem homologados na Secretaria.
– Planos de Cursos completos e detalhados para cada um dos cursos técnicos a serem homologados na Secretaria.
– Documentação modelo para o funcionamento das aulas: Plano Escolar, Calendário, Diploma, etc.
– Documentação modelo para o funcionamento das aulas: Plano Escolar, Calendário, Diploma, etc.